PIX, serviço disponibilizado pelo Banco Central, chega para nos levar à um novo patamar em transações financeiras. Segurança e agilidade são as grandes apostas dentro do novo serviço, e a Casa do Celular - Rede Autorizada Vivo em Minas - , já está pronta para realizar suas transações pela plataforma.
O que é o PIX?
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:
alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
promover a inclusão financeira; e
preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.
O Pix já está entrando na vida do brasileiro
Desde o dia 5/10 pessoas e empresas estão fazendo o cadastro das chaves Pix, um jeito simples de identificar a conta para receber pagamentos e transferências de uma forma muito mais prática!
De 03/11 a 15/11 acontecerá a fase de operação restrita do Pix.
E o grande dia é 16/11, quando o Pix será oficialmente lançado e estará disponível amplamente para todas as pessoas e empresas que possuem uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga em uma das 762 instituições aprovadas pelo Banco Central para ofertarem essa ótima novidade!
Benefícios do PIX
Com quem é possível fazer um Pix
O Pix pode ser utilizado para transferências e pagamentos:
entre pessoas (transações P2P, person to person);
entre pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico (transações P2B, person to business);
entre estabelecimentos, como pagamentos de fornecedores, por exemplo (transações B2B, business to business);
para transferências envolvendo entes governamentais, como pagamentos de taxas e impostos (transações P2G e B2G, person to government e business to government).
Limite de valor nas transações
Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores. Entretanto, as instituições que ofertam o Pix poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
Fonte: Banco Central
Comments