Na segunda-feira, dia 14 de dezembro, haverá um daqueles eventos que só os mais sortudos poderão observar ao vivo.
O eclipse solar poderá ser observado por vários países da América do sul, inclusive o Brasil, mas a umbra total só poderá ser apreciada por regiões da Argentina e Chile. No Brasil, a projeção de luz solar será parcial. O fenômeno acontecerá por volta das 11:33, horário de Brasília, e termina em torno de 15:30, porém, será melhor visualizada na região sul, onde o sol terá sua face bloqueada em 50%. Na região sudeste, a Lua tampará 40% da face solar.
Quem estiver nos pontos privilegiados para curtir o fenômeno deve tomar alguns cuidados para que seus olhos não sofram danos. E, nesta pandemia de 2020, também manter o distanciamento social, alertam os especialistas.
É importante lembrar que a visão será diferente dependendo da região que você estiver. Isso porque o horário exato do máximo escurecimento do sol depende da localização do observador
Como observar o Eclipse com segurança?
Para ver um eclipse solar com segurança é necessário ter óculos ou visores manuais especiais, que possuem filtros que bloqueiam os raios solares prejudiciais.
É importante que os instrumentos sejam certificados e filtrem mais de 99,999% da luz solar.
Telescópios, telefones celulares, câmeras e binóculos também podem ser usados se tiverem filtros especiais acoplados para observar o sol.
Se essas considerações não forem levadas em consideração, olhar diretamente para o eclipse pode causar danos permanentes à sua visão.
Via BBC
Comentários